Revista Nerd
sábado, 8 de dezembro de 2007
OS MAIORES CLÁSSICOS DOS 40 ANOS MARVEL
Tenho uma modesta gibiteca (umas 3 mil HQs), mas entre elas estão quase todos os grandes clássicos (tanto Marvel, quanto DC e mais alguns independentes). Sempre tive certa preferência pela Marvel, mas reconheço as qualidades do material de outras editoras, quando elas existem. Aliás, o melhor escritor dessa mídia que conheço tem sua carreira principalmente pela DC: Alan Moore.

O Sasquash, editor desse pequeno blog, me propôs que fizesse uma matéria comentando os maiores clássicos da Marvel. É muita coisa, por isso, dividi a matéria em vários tópicos, comentando cada saga separadamente.

Que histórias escolher? Pô... tentem resumir 40 anos numa matéria.... meu critério foi o seguinte: só falo o que vi! Minha cultura no universo que critico é pequena? Verdade! Mas pelo menos TUDO o que eu falo, eu li... Por isso deixei muita história elogiada pelos fãs (Saga de Korvac nos vingadores, por exemplo....) de fora da matéria.... não conheço!
Quando chego na parte ultimate (Millenium, no Brasil)... não sabe o que é? – vamos lah!

Nos anos 2000 a Marvel resolveu criar um novo universo com seus personagens, mais atual, visando o conquistar as pessoas que ainda não liam HQs. Como assim? Bom? Pra se ter uma idéia – a primeira história é o surgimento do Homem Aranha Ultimate atualizado – por exemplo, nessa versão o Peter é picado por uma aranha geneticamente modificada (como no filme) e, não uma aranha radiativa, como na HQ original.

A idéia, que à principio parecia idiota e puramente caça-niquel, se mostrou bastante gratificante em alguns momentos... se pensar bem, na média ta melhor (ou pelo menos não perde em qualidade) da maioria do Universo Original

Continuando: Quando chego na parte ultimate (Millenium, no Brasil), optei por selecionar pelo menos 1 história de cada grupo e mais alguns Crossovers (encontro de personagens de revistas diferentes)!

Ah, e tá cheio de spoiler, portanto, cuidado! A única grande história que deixei de fora foi Guerra Civil (porque ainda está sendo publicada e não quero estragar a surpresa de quem ainda não leu). Use esta matéria como um pequeno guia se quiser se aprofundar um pouco mais no Universo Marvel.


QUARTETO FANTÁSTICO (PRIMEIRAS HISTÓRIAS)
Texto: Stan Lee
Desenhos: Jack Kirby

O Quarteto Fantástico apareceu pela primeira vez no Brasil na revista do Demolidor, publicada pela Ebal a partir de 1969. Em 1970, foi lançada a revista própria dando sequência às estórias. A revista durou até 1972. Depois de um curto período pela GEA, o Quarteto retornou à Ebal, que continuou as aventuras na revista do Homem-Aranha, que teve o último número publicado em janeiro de 1975. Nas revistas do aracnídeo foram publicadas pela primeira vez no Brasil as famosas histórias da "Trilogia de Galáctus","Inumanos", "Pantera Negra" e outros clássicos do Quarteto produzidos pela dupla Stan Lee/Jack Kirby.

Os superpoderes do Quarteto Fantástico foram adquiridos quando um foguete experimental projetado por Reed Richards atravessou uma tempestade de raios cósmicos durante seu teste de vôo. Depois da aterrisagem forçada de volta a Terra, os quatro tripulantes da nave descobriram-se transformados, portando novas e bizarras habilidades.

Reed podia agora esticar seu corpo para deixá-lo em qualquer formato praticamente. Sua noiva Susan Storm ganhou a habilidade de tornar-se invisível à vontade. (Só mais tarde, ela desenvolveu a habilidade de projetar campos da força, de criar objetos invisíveis, e de tornar objetos visíveis invisíveis). Seu irmão mais novo, Johnny Storm, adquiriu o poder de controlar o fogo, disparar rajadas incendiárias e voar. Por último, o piloto Ben Grimm foi transformado em um monstro rochoso, dotado de força incrível e cuja carne é quase invulnerável.

Ao final do primeiro arco o grupo enfrenta o primeiro vilão: o Toupeira.


QUARTETO FANTÁSTICO (TRILOGIA DE GALACTUS)
Texto: Stan Lee
Desenhos: Jack Kirby

Chamada assim, porque todo o arco de Galactus se passa em apenas 3 edições. Essa saga mostra a chegada do Surfista Prateado à Terra. Descobre-se que ele é o arauto de uma entidade muito mais perigosa, chamada Galactus – Um Ser gigantesco que precisa “devorar mundos inteiros” para poder sobreviver. Norin Radd (o Surfista Prateado) aceitou ser o arauto do Galactus para tentar poupar seu próprio mundo de ser devorado pelo Galactus. Ele então procura outros mundos (prefere sempre os mundos sem vida) para “alimentar” seu chefe. Continuando, chegando à Terra ele decide entregá-la ao Galactus e entra em combate – e vence o Quarteto. Quando tudo parecia perdido, Alicia Masters (namorada cega do Coisa) mostra para Norin Radd que vale a pena lutar pela existência da Terra. Ele decide então ajudar o quarteto a lutar contra o Galactus. Parte em direção ao Planeta natal do Devorador de Mundos para buscar o Nulificador Total que é a única forma de derrotá-lo. Eles vencem a batalha, mas Galactus lança um feitiço que impede o Surfista de deixar a Terra, tornando-o um exilado permanente aqui. (Mais tarde descobre-se que ele pode deixar o planeta se quando sair estiver separado de sua prancha).

A história é um clássico porque introduziu 2 personagens hoje clássicos do Universo Marvel. O fato de todo arco se passar em apenas 3 edições é um atestado da fluidez e da dinâmica da história. Se por um lado os diálogos bolados por Stan Lee hoje estão um pouco datados, por outro lado o ritmo perfeito da história ainda garante prazer na leitura.


Quarteto Fantástico (#239 até #247)
(republicado no Brasil numa edição chamada Grandes Clássicos Quarteto Fantástico 01 – Panini)
Texto e desenhos: John Byrne

A fase do John Byrne nas história do Quarteto é considerada por muitos como a melhor da revista até hoje. Nessa sequência de histórias, o Quarteto Fantástico encontra a famosa Tia Petúnia de Ben, salva o lar dos Inumanos, alia-se ao Pantera Negra pra deter uma ameaça em Wakanda, ajuda o Dr. Destino a recuperar o governo da Latvéria e, o mais importante: salva Galactus da morte.

Esta seqüência de histórias em que Reed decide salvar a vida do Devorador de Mundos é talvez a mais importante de sua passagem pelo título do Quarteto. Mostra o nível de altruísmo de Richards e nos mostra como deve agir um verdadeiro herói.

Mais tarde Reed foi levado à julgamento por ter feito isto (afinal, salvando Galactus ele está pondo em risco a vida de milhões de seres vivos.

No arco de histórias em que Destino pede auxílio a seus inimigos para retomar o poder na Latvéria, Byrne dissocia a imagem de vilão de Von Doom do fato de ele ser um ótimo governante. Argumenta que é perfeitamente possível que uma pessoa seja um tirano, mas que governe seu país dando segurança e comida ao povo. Quis também mostrar que Doom se iguala a grandes tiranos de nossa história que eram adorados por seu povo, principalmente em razão do aspecto mítico que sua figura representa.

A história com os Inumanos culminou em uma grande mudança: a raça de seres superpoderosos criada por Jack Kirby passa a viver na Área Azul da Lua. Os Inumanos são personagens que raramente estão sob os holofotes, mas representam as raízes da Marvel, são ícones que os autores geralmente não gostam muito de modificar drasticamente. Mas é isso que faz de um autor convencional um autor genial: saber ousar sem cair no ridículo, sem dar com os burros n’água.


VINGADORES (PRIMEIRAS HISTÓRIAS)
Texto: Stan Lee
Desenhos: Jack Kirby

Na história, Loki, o Deus Asgardiano da trapaça, traçou uma vingança contra seu meio-irmão Thor, atraindo o Hulk para concretizar seu plano. Loki enviou um pedido de socorro para Thor, que também foi recebido pelo Homem-Formiga, a Vespa e o Homem de Ferro. Após derrotarem Loki, o Homem-Formiga conclui que os cinco trabalharam bem juntos e sugeriu que eles formassem uma força conjunta. A Vespa nomeou o grupo e assim nasciam Os Vingadores.

A escalação da equipe mudou quase que instantaneamente: o Homem-Formiga se tornou o Gigante, e o Hulk, ao perceber o quanto os outros temiam sua personalidade instável, deixou-a ao final da segunda edição. A tentativa de conter o Hulk levou os Vingadores a combater Namor, O Príncipe Submarino, e isso por sua vez, levou a equipe ao primeiro marco em sua história - o retorno do Capitão América no #4 (Março de 1964). O patriótico herói dos anos 1940 foi encontrado congelado em animação suspensa desde o fim da Segunda Guerra Mundial. E precisava de um lugar onde pudesse se ajustar já que era um homem afastado décadas de seu tempo.

O Capitão América se uniu à equipe iniciando uma quase indelével associação. Mesmo quando a liderança foi tomada por outros, Capitão América sempre foi o comandante tático dos Vingadores em campo e poucos hesitam em obedecer suas ordens.

Os membros originais a participar dos Vingadores são conhecidos como "membros fundadores", responsáveis pelo bom nome da equipe. Capitão América ganhou o título de "membro fundador" no lugar do Hulk. Juntos, os Vingadores combateram vilões como o inimigo do Capitão América do tempo da guerra Barão Zemo; a vilania do viajante do tempo Kang, o Conquistador; Conde Nefária e os Homens Lava.

O próximo marco foi em Avengers #16, no qual todos os membros deixaram a equipe com exceção do Capitão América. Eles foram substituídos por Gavião Arqueiro, a Feiticeira Escarlate e Mercúrio; todos ex-vilões que queriam começar uma nova vida.


VINGADORES (A GUERRA KREE-SKRULL)
Texto: Roy Thomas
Desenhos: Neal Adams, John e Sal Buscema

Uma guerra entre Krees e Skrulls - duas poderosas raças alienígenas - está prestes a começar. Como nosso planeta encontra-se no meio do conflito, cabe aos Vingadores impedir que uma tragédia aconteça.

Apesar de os irmãos Buscema terem contribuído com esta saga da Marvel, fazendo uma arte competente, sem dúvida são os desenhos de Adams que saltam aos olhos. Quem conhece seu trabalho nos títulos Lanterna Verde / Arqueiro Verde e Batman já sabe o que encontrar. Desde a diagramação dos quadros até a feição dos personagens, tudo parece ganhar mais vida com o traço dele. Destaque para o momento em que Visão perde a sua clássica paciência de andróide!

A trama de Roy Thomas pode parecer bem simples a princípio: guerra iminente + terra em perigo = Vingadores salvam a terra. Mas não é bem por aí. A Guerra Kree / Skrull apresenta várias surpresas para o leitor, inclusive a presença de personagens inesperados - e um final idem! Ao final de A Guerra Kree / Skrull, o leitor vai entender por que esta é uma das melhores sagas dos Vingadores.


VINGADORES (A QUEDA)
Texto: Brian Michael Bendis
Desenhos: David Finch

Esta saga mostra o fim dos Vingadores. Nela,morrem três membros clássicos da equipe,o andróide Visão,o segundo Homem-Formiga (Scott Lang) e o Gavião Arqueiro. A história mostra a mansão dos heróis sendo destruída,eles sendo atacados pelos Krees (aliens,que são velhos inimigos do grupo), a Mulher-Hulk enlouquecendo e agindo como o Hulk por um breve período,entre outros fatos.São convocados todos os heróis que já participaram do grupo para ajudar na situação. No fim da história descobre-se que tudo foi feito pela Feiticeira Escarlate,membro da equipe,que havia perdido o controle sobre seus poderes de alteração da realidade. Após derrotarem a colega,os Vingadores a deixam com o vilão Magneto, pai da heroína, para que ele a leve até Genosha, para ser tratada por Charles Xavier. Os acontecimentos dessa história, levam até a saga Dinastia M.

Muitos discutem as qualidades dessa história. Mas merece entrar para a lista simplesmente porque marcou o fim de uma era na revista. Saíram da equipe personagens clássicos como o visão (hoje nos Jovens Vingadores) e o Gavião Arqueiro (um dos preferidos dos fãs). E a história? É divertida, bem contada (um pouco forçada em certos momentos), mas tem um final emocionante. Melhor parte? Quando cada membro da equipe fala qual seu momento preferido na história do grupo!


VINGADORES (DINASTIA M)
Texto: Brian Michael Bendis
Desenhos: Oliver Coipel

Minissérie lançada em 2006 pela Marvel, envolvendo os Novos Vingadores e os X-men. Os acontecimentos se passam logo após os eventos de Planeta X e Vingadores: A Queda.

Enquanto os os X-men e os os Vingadores decidem o futuro da agora insana insana Feiticeira Escarlate, ex-vingadora e heroína mutante, , Pietro se encontra com o pai, Magneto, em em Genosha para tentar salvar a vida de sua irmã gêmea. O pai diz que não pode fazer nada. Ele sai inconsolável. Minutos depois, os heróis chegam para poder encontrar Wanda, visto que não há outra solução. O O Homem-Aranha é o primeiro a pressentir o que vai acontecer. Quando Charles Xavier desaparece de suas vistas, os X-Men e os Vingadores vão atrás de quem havia feito aquilo. Chegando perto de uma igreja em ruínas, eles vêem um clarão que envolve a todos. Peter acorda confuso, com seu filho chorando e sua mulher, Gwen Stacy, o manda cuidar do menino.

A partir daí, todos tem vidas diferentes. Peter é casado com Gwen. A Miss Marvel é uma grande heroína que persegue vilõescomo Gambit. Seu namorado, Magnum, se encontra em uma entrevista com com Cristal em seu programa de TV. Scott é casado com com Emma Frost. Tony Stark é um humano poderoso com várias indústrias, onde trabalham Hank Macoy e Henry Pim. Sam WIlson é um detetive que tenta descobrir os segredos do revoltoso revoltoso Luke Cage e sua gangue de humanos. E, por sua vez, Wolverine faz parte de um grupo da Shield, companheiro de Jessica Drew, Groxo, Mística,Vampira e Noturno. O problema é que Wolverine se lembra de toda a sua vida, até mesmo de Wanda e sua insanidade.

Fugindo da SHIELD, James se joga do porta-aviões e foge à procura de qualquer herói para dizer o que estava havendo. Ele pega a revista The Pulse e vê que o mundo é uma utopia mutante. Quando sua equipe aparece para levá-lo de volta, ele foge e é salvo por por Manto, que o leva para a resistência humana de Luke Cage. Lá ele vê heróis como a Gata Negra, Punho de Ferro e o Cavaleiro da Lua. Também encontra o falecido falecido Gavião Arqueiro, pessoa a quem não esperava encontrar. Ele contou toda a história, mas quase que não acreditavam, nem mesmo Clint Barton. Foi aí que Luke apresentou apresentou Layla Miller. Ele contou que ela veio com a mesma história e que contou sobre a esposa e a filha de Luke, coisa que ele acreditou ser real. Quando todos concordaram, foram atrás de Emma para poder salvar o mundo. Layla usou seus poderes e então Emma se lembrou de tudo.

A partir daí, Layla usou seus poderes em Scott. Quando foi a vez de Peter Parker, não aguentou o impacto e ele sentiu novamente a perda de Gwen, um filho e do Tio Ben, que estava vivo na Dinastia. Decidiu que iria matar Wanda e seu pai, custe o que custasse. Outros que foram relembrados foram Miss Marvel, Tony Stark, Kitty Pride, que havia se tornado professora; ; Matt Murdock e e Jenny Walters, advogados; e o Dr. Estranho, psiquiatra. Não ajudaram ajudaram Steve Rogers, pois o mesmo estava velho, pois não tinha se congelado. Os membros da equipe de Wolverine também foram relembrados pois tentaram atacar os heróis.

Foi aí que decidiram atacar de vez. Atacaram na hora da festa onde estavam presentes vários convidados, entre eles o o Pantera Negra, Tempestade, Genis-Vell, Dr. Destino e Namor. Na luta, Wanda desapareceu e o Dr. Estranho conversou com ela. Foi aí que ele viu, em imagens feitas por Wanda, que quem tinha iludido ela havia sido Pietro. O Gavião Arqueiro entrou e a acertou. Perguntou o porquê de sua morte e ela disse “Eu o ressussitei, não é?” o William desmaterializou e ele sumiu. Enquanto isso, Magneto se lembrou de tudo e foi atrás de Pietro. Matou o filho que foi rescussitado por Wanda. Ela disse muitas coisas, e por fim, falou "Chega de mutantes". Um clarão veio de novo e, quando, voltou ao normal, 90% dos mutantes haviam perdido os seus poderes.

Pensei muito se deveria colocar essa história aqui. Mas o conceito em si é tão bacana (pô... cada personagem tem que escolher entre sua vida real e a vida dos seus sonhos) que, mesmo que o desenvolvimento dado por Bendis fique aquém do esperado, ainda é legal ver detalhes legais, como as novas vidas do Peter, do Ciclope, etc. Os desenhos de Coipel são limpos e eficientes. Vale a conferida!


JOVENS VINGADORES
Texto: Allen Heinberg
Desenhos: Jim Cheung

Os Jovens Vingadores é um time de adolescente do Universo Marvel que usam seus dons para deter vilões. Eles são considerados os pretensos heróis a serem os futuros futuros Vingadores.

O Rapaz de Ferro veio do futuro pois descobrira que estava destinado a se tornar tornar Kang, o Conquistador e juntou uma equipe para refazer a equipe dos Vingadores, antes destruída pela saga Vingadores: A Queda. Ele veio e entrou na Torre Stark para obter informações de novos heróis adolescentes. assim ele baixou o software do Vingador morto morto Visão. Encontrou os heróis heróis Hulkling, , Asgardiano e o super-soldado Patriota.

Eles enfrentaram algumas batalhas, e em um de seus fracassos receberam a ajuda de de Kate Bishop e de de Cassie Lang. Logo depois disso, Rapaz de Ferro deixou a equipe e Visão tomou o seu lugar usando sua armadura como novo corpo. Enfrentaram vilões como Kang Mr. Hide e o o Super Skrull.

Outra história que não sabia se merecia ser incluída aqui. Sei que é bem recente e que é cedo pra chamar de clássico. Mas de novo o conceito e o desenvolvimento dos personagens é tão interessante que vale um destaque. A Sacada de trazer uma versão “do bem” do Kang pro nosso tempo afim de impedir que o mesmo se torne um vilão e a resolução da história são de inteligência vista poucas vezes nos quadrinhos de super-heróis.


Thor (Fase Walt Simonson)
(republicado pela Panini como Os Maiores clássicos do Poderoso Thor)
Texto e Desenho: Walt Simonson

O primeiro ano de Walt Simonson à frente da revista do Deus Nórdico é considerado pelos fãs como a melhor fase da revista até hoje.

Entre os grandes momentos está o surgimento de Bill Raio Beta, o encontro com Eilif, o último viking, e o início dos preparativos de Surtur para a guerra contra o Reino Eterno.

Excetuando-se a época de Stan Lee e Jack Kirby, o Poderoso Thor nunca teve histórias tão fantásticas quanto as concebidas por Walt Simonson.

Logo em sua estréia, Simonson apresenta a melhor criação de sua passagem pela revista: Bill Raio Beta, o alienígena que sacrificou sua "humanidade" para salvar seu povo, tem a nobreza e o coração de um legítimo deus e mostra isso ao erguer Mjolnir, o martelo de Thor.

Em duas frenéticas lutas, o leitor presencia tanto a vontade de vencer a todo custo de ambos, como a camaradagem e a admiração entre eles.

A seguir, Thor encontra Eilif, o perdido, e junto a este, combate o dragão Fafnir, que tem como único pensamento destruir o filho de Odin.

Num momento extremamente tocante, Eilif sacrifica-se para possibilitar a derrota da besta. Logo depois, Thor se ajoelha e chora, abraçado ao corpo sem vida do último viking.

Este é um dos melhores aspectos de Simonson à frente do personagem. Ainda que seja um deus de Asgard, imortal e orgulhoso de sua herança e poderes, Thor nunca antes foi mostrado tão heroicamente, tão sincero e tão humano.

Outro aspecto que o roteirista trabalhou com mestria foi o panteão de deuses nórdicos: Odin, Loki, Sif, Karnilla, Volstagg, Hogun, Fandral, Encantor, Executor, Lorelei e principalmente Balder, o bravo.

Assim como o texto, a arte também é excelente, e apesar dos belos desenhos, é na narrativa que Simonson dá um verdadeiro show. Ela flui em ritmo alucinante página após página, conectando fatos aparentemente sem relação e elevando a tensão ao máximo, ficando praticamente impossível parar de ler alguma trama no meio.

Mesmo com tanto já mostrado - como os pequenos interlúdios a cada capítulo -, somente nas quatro últimas aventuras o leitor é agraciado com o vislumbre do mais fino material produzido pelo artista. A pior ameaça a ser enfrentada pelo Reino Eterno, o elemental do fogo Surtur.
Genial!


HOMEM ARANHA (A MORTE DE GWEN STACY)
Texto: Gerry Conway
Desenhos: John Romita e Gil Kane

Na primeira parte, o Homem-Aranha enfrenta a ação terrorista do Dr Octopus, o que acaba por causar a morte do Capitão Stacy. Deste mesmo período, duas aventuras que contam o derradeiro confronto entre o herói e o Duende Verde original, e as conseqüências trágicas deste embate para Peter Parker, Gwen Stacy e Norman Osborn.

As três primeiras aventuras, as dos confrontos do Aranha com o Dr. Octopus pelos arranha-céus de Nova York, estabeleceram um padrão de qualidade para as seqüências de ação. Estas páginas lançaram o desafio de serem superadas por uma nova geração de desenhistas e arte-finalistas. As criações dos mestres John Romita e Gil Kane constituíram um elevado patamar de referência para os artistas que, anos depois, procuraram desenvolver trabalhos originais para o Homem-Aranha. As duas aventuras seguintes, que contam as mortes do Duende Verde original e de Gwen Stacy, são marcantes pela ousadia e dramaticidade. Desde de principio da década de 1960, Stan Lee estabeleceu roteiros e heróis marcados pela instabilidade e fragilidade. Os personagens por baixo das máscaras passaram a ser relevantes por seus medos e contradições, muitas vezes nada admiráveis.

Imediatamente posterior ao confronto com Proteus na Ilha Muir, a saga começa com os X-Men voltando à Mansão X e reencontrando, após um longo período, seu mentor Charles Xavier. Quase simultaneamente, começam os ataques do Clube do Inferno aos membros da equipe.



VINGADORES (HERÓIS RENASCEM)
Texto e Desenho: Rob Liefeld

Na saga Massacre que envolveu todos os heróis Marvel, o Capitão América encontrou seu fim no confronto com Massacre (no especial Massacre Marvel), assim ele, o Quarteto Fantástico, Vingadores e outros se sacrificaram para derrotar a ameaça.
Mas na verdade o Capitão e todos os outros não haviam morrido. O pequeno Franklin Richards inconscientemente fez uso de seus poderes e criou uma nova realidade, onde os heróis reviveram seu passado com algumas diferenças. Essa foi a saga Heróis Renascem. Graças a interferência dos Celestiais, a um vínculo entre o Hulk da Terra e o Dr. Banner que estava no novo mundo, e aos poderes de Franklin, a verdade foi descoberta e todos puderam retornar a Terra.

Este entrou pra lista como exemplo máximo de como NÃO se fazer uma HQ. A história é forçadíssima e fraca, os desenhos são medonhos: Liefeld inventou uns 6452 novos músculos no corpo humano, o peitoral do Capitão América tem uns 50 cm de raio, etc... Cortesia do pior roteirista e pior desenhista da história das HQs!


X-MEN (A SAGA DA FENIX NEGRA)
Texto: Chris Claremont
Desenhos: John Byrne

Imediatamente posterior ao confronto com Proteus na Ilha Muir, a saga começa com os X-Men voltando à Mansão X e reencontrando, após um longo período, seu mentor Charles Xavier. Quase simultaneamente, começam os ataques do Clube do Inferno aos membros da equipe.

Para piorar, após meses sendo influenciada telepaticamente por Jason Wyngarde, Jean Grey é dominada pelo vilão e volta todo o poder da Fênix contra seus amigos.

Depois de duelos telepáticos, ataques mortais de Wolverine e uma boa dose de pancadaria, Jean liberta-se do domínio de Wyngarde, mas não sem um alto custo: ela perde completamente o controle de suas emoções e transforma-se na Fênix Negra.

É uma aventura que empolga do início ao fim. O texto de Claremont é consistente, mas sem perder a agilidade, enquanto a bonita arte de Byrne mescla ação desenfreada com instantes extremamente dramáticos (como a trágica conclusão!)


X-MEN (E DE EXTINÇÃO)
Texto: Grant Morrison
Desenhos: Ethan Van Sciver

Xavier percebe a existência de um mutante muito poderoso agindo na América Central e convoca Ciclope e Wolverine que estão voltando de uma missão pra passar no local pra investigar. Descobre-se a Existência de Cassandra Nova Cassandra que era apenas um feto quando foi morta por seu irmão gêmeo, Xavier, ainda dentro do últero. Anos mais tarde, sua mente retorna e começa a vagar pela Terra, a procura de seu irmão. Ela o encontra junto com os X-men mina sua mente. Ela faz parecer que Xavier se voltou contra seu ideal. Pouco tempo depois, vai para o espaço atrás dos Sh´iars, levando consigo os Diários da Sina.

Quando retorna de sua viagem, ela ataca os X-Men e faz com que dois Sentinelas selvagem atacassem Genosha, matando milhares e destruindo o paraíso mutante. Ela foi detida, mas suas marcas são vistas até hoje pelos X-Men.




UNIVERSO ULTIMATE
HOMEM ARANHA (SAGA SEXTETO SINISTRO)
Texto: Brian Michael Bendis
Desenhos: Mark Bagley

Um enlouquecido Norman Osborn (sempre ele) e mais 4 supervilões (Kraven, Dr. Octopus, Electro e Homem Areia) fogem de suas prisões de segurança máxima na Shield e juntos eles seqüestram o Homem Aranha e tentam uma vingança contra Nick Fury, culminando numa batalha contra os Supremos nos jardins da Casa Branca!

É a versão ultimate de um grupo de vilões clássicos dos quadrinhos (Sexteto Sinistro). A Narrativa do Bendis é empolgante, tem bom ritmo, coerência e um final arrebatador! Se por um lado os desenhos do Mark Bagley são apenas aceitáveis, por outro lado o roteiro cria momentos geniais (como por exemplo quando Bendis revela quem é o sexto integrante do Sexteto)!







GUERRA SUPREMA
Texto: Mark Millar
Desenhos: Chris Bachalo

Um atentado (uma explosão na ponte do Queens) mata mais de 400 pessoas. Os maiores suspeitos são os X-men. Nick Fury manda que a equipe de mutantes decide ficar sob custódia o que deflagra uma guerra épica entre os pupilos do Xavier e a superequipe do governo: Os Supremos!

A revista é um clássico por que é do Mark Millar! O roteirista cria um texto que mesmo lotado de clichês desenvolve os personagens e situações com maestria! Lutas de Superequipes de heróis são temas recorrentes nas HQs (Guerra Civil? Que aliás também é do Mark Millar). O que muda são a desculpa que arrumam pra isso e a qualidade da história.E Esta aqui é sensacional. Quando é revelado o real vilão da saga (Magneto) e seu plano a história entra num ritmo alucinante e só desacelera nas últimas sagas da história (e ainda cria ganchos geniais) para outras histórias.

O momento Colossus consegue vencer todo o domínio do Magneto sobre seu corpo de metal pra derrotar o vilão é uma das melhores cenas em quadrinhos de todos os tempos!


OS SUPREMOS (Volume 1)

Nem vou perder tempo aqui... jah foi muito bem comentado pelo pequeno mascote Vinny! Clique aqui para conferir a matéria.

É o segundo post! Apenas faço um adendo: considero o que de melhor já li em HQs nos últimos anos.

OS SUPREMOS (Volume 2)
Texto: Mark Millar Brian Hitch
Desenhos: Brian Hitch

Após os eventos do primeiro volume, os Supremos se tornaram celebridades mundiais. Alguns até vão ao programa do Jay Leno e da Oprah Winfrey. Então é revelado à opinião publicado o evento Hulk (contado no primeiro volume)! Numa história que faz homenagem ao célebre O Julgamento do Incrível Hulk (com Bill Bixby), Matt Murdock tenta defender Bruce Banner da execução mas fracassa. O final é poético e faz homenagem à antiga série de TV do personagem.

Então acontece... metade da equipe é defestrada: Thor é apontado como responsável pela revelação do Evento Hulk, a família do Gavião Arqueiro é assassinada (e o mesmo seqüestrado), todas as pistas apontam para o Capitão América que é derrotado e preso!

E Então o pior acontece: Uma força tarefa de superheróis invade e domina os EUA quase que imediatamente.E Agora?

Não vou revelar o desfecho da saga, mas ela envolve batalhas épicas, política internacional (esse comentário que a HQ faz é a melhor coisa que já li em HQs), romances, personagens “buchas” se tornarem fodas (pô... que cena aquela em que o Mercúrio derrota uma vilã velocista que ta agredindo o Gavião Arqueiro... foi tão rápido que o Gavião nem percebeu que o mutante salvou a vida dele, e ainda, xingou o sujeito) e a revelação do vilão no final (que todo mundo já desconfiava) foi a prova definitiva do carinho que o Millar tem pelas HQs originais dos personagens!

Interessante notar: Millar usou o primeiro vilão dos vingadores soh no segundo arco....




QUARTETO FANTÁSTICO (SUPERSKRULL)
Texto: Mark Millar
Desenhos: Greg Land

Reed levado pela culpa do acidente que lhes leu os poderes decide voltar no tempo afim de impedir o acidente, afim de tentar reverter o processo e finalmente transformar o coisa numa pessoa normal novamente. Então acompanhado dos demais integrantes da equipe (que apóiam a decisão sem pestanejar – mesmo que percam seus poderes), eles conseguem impedir o acidente. A História pula pra um futuro alternativo em que todos os humanos podem ter superpoderes ingerindo uma pílula fornecida por um alienígena “bonzinho”. O Coisa é o único que se recusa a ingerir, preferindo ser apenas uma pessoa normal!

Sim... eu sei! Sou fãzóide do Mark Millar mesmo.

Sei que a história é recente demais, mas foi a melhor aventura da equipe até aqui. De novo, os personagens são carismáticos, o roteiro é muito inteligente.

Uma pílula capaz de gerar poderes a qualquer um, mas que acaba por ser a ruína da humanidade é uma idéia muito boa. Bastante coerente também o fato do Coisa ser o único a se recusar a fazer uso dela. Como é o único que não morre por tê-la ingerido, torna-se a única esperança da Terra contra uma invasão alienígena superpoderosa (mesmo sem poderes!)

A Resolução do arco também foi muito inteligente! Sem contar com momentos dramáticos interessantes, como o Coisa comentando que não consegue cortar os pulsos, ou o final em que ele finalmente conhece a Alicia Masters Ultimate!



X-Men (A Saga de Proteus)
Texto: Mark Millar
Desenhos: Adam e Andy Kubert

Descobre-se que Xavier tem um filho mutante (com a Dra. Moira McTaggert) que estava sendo deixado insconsciente até hoje devido a seu comportamento perigoso e sua capacidade de mudar o que quiser na realidade. O Moleque escapa e parte atrás de Xavier em busca de Vingança por seu descaso como pai.

O quadrinho é clássico, primeiro porque é do Mark Millar. Segundo, descobre-se que o rapaz tem que trocar de corpo com quem quer que seja em questão de horas porque os corpos que possui começam a entrar em decomposição após algumas horas. O que aconteceria se alguém tão poderoso possuísse o corpo de alguém capaz de se regenerar de qualquer doença, como o Wolverine?)... ou seja.... tem muita ação, emoção, levantam questões interessantes (e se Xavier estiver manipulando a mente de todos pra permanecerem na equipe já que o comportamento de muitos era completamente diferente antes de entrarem no grupo?), e o desfecho em que os X-men usam um recurso antes proibido no grupo pra vencer garantem a diversão!


Cristiano Ludvig
posted by Revista Nerd @ 08:20  
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home
 
Seções
Colunas
Artigos Anteriores
Arquivo
Colaboradores
    Sasquash Cavalera
    Cristiano Ludvig
    Phillip Gruneich
    Fernando Fonseca
    João Paulo Rodrigues da Silva
    Paulo Henrique Marinho
    Gustavo Grandino Gobbi
    Viníccius Boaventura
    Nicolas Trevizan
    Pony
Contato
revistanerd@gmail.com
Powered by

Free Blogger Templates

BLOGGER