Revista Nerd
terça-feira, 6 de novembro de 2007
LEÕES E CORDEIROS
Parece que só recentemente o cinema americano vem dando gigante espaço a obras políticas. Seis anos após os atentados ao World Trade Center, vários cineastas se empenharam a realizar filmes que tenham uma mensagem aos americanos e, como não poderia faltar, uma crítica ao seu governo. Porém, nenhuma safra de filmes políticos foi tão medíocre quanto a de 2007. E o caso não é diferente com o novo filme de Robert Redford, Leões e Cordeiros.

O filme critica a guerra do Afeganistão diretamente, e essas críticas vem na sua maioria do personagem de Redford, um professor tentando convencer um de seus alunos a não ir para a tal guerra. O discurso de Redford é patriótico e inflado, e seus métodos de persuasão ao público são tão enojantes e apelativos quando aqueles usados por Paul Haggis. Se fosse protagonizado por ele, o filme seria um desastre. O próprio Redford sabe disso e coloca o foco principal da história em uma dupla improvável: uma repórter (Meryl Streep) e um senador (Tom Cruise). Ambos estão no auge de seus talentos, em dialogos afiados e nuances marcantes. O filme se torna algo infinitamente interessante quando os dois estão em cena.

Ironicamente, o filme funciona mais cinematograficamente do que politicamente. E olha que, como cinema, o filme é horrível. Mas a verdade é que Redford tem argumentos. Só não sabe como expressá-los.

NOTA 5

Eagle Tamer
posted by Revista Nerd @ 11:29  
1 Comments:
  • At 6 de novembro de 2007 às 12:44, Blogger Felipe Matos said…

    "Parece que só recentemente o cinema americano vem dando gigante espaço a obras políticas."

    Discordo, acho que sempre teve espaço, sob diferentes formas e privilegiando diferentes pontos de vistas.

    Não vi o filme em questão mas concordo quando falas sobre o redford. Sempre teve boas intensões, apesar de quase nunca acertar em cheio.

     
Postar um comentário
<< Home
 
Seções
Colunas
Artigos Anteriores
Arquivo
Colaboradores
    Sasquash Cavalera
    Cristiano Ludvig
    Phillip Gruneich
    Fernando Fonseca
    João Paulo Rodrigues da Silva
    Paulo Henrique Marinho
    Gustavo Grandino Gobbi
    Viníccius Boaventura
    Nicolas Trevizan
    Pony
Contato
revistanerd@gmail.com
Powered by

Free Blogger Templates

BLOGGER