Revista Nerd
sábado, 8 de dezembro de 2007
A Marvel no Cinema
Quem diria que a editora de quadrinhos, a Marvel Comics, que quase foi à falência nos anos 90, hoje fosse referência de sucesso e consequentemente, de rentabilidade para os estúdios americanos. Os astros e estrelas de Hollywood disputam à tapa o direito de interpretar os seus personagens. Afinal, quem nunca quis ser um Super-Herói? E, além disso, e principalmente por isso, hoje, estar em um filme de Super-heróis da Marvel, significa reconhecimento e ascensão imediata à carreira e por tabela, dinheiro, muito dinheiro.

Mas nem sempre foi assim, houve uma época que estar em um filme baseado em uma história em quadrinhos de Super-Heróis não era sinônimo de boa coisa. Se alguém aqui já assistiu ao filme do Capitão América entende bem o que quero dizer.
A Marvel começou investindo na televisão na década de 70 (antes disso só Capitão América, um seriado de cinema em 1944) em formato de seriados e filmes feitos para a TV, e dentre outros, talvez o mais famoso tenha sido O Incrível Hulk (The Incridible Hulk de 1977), que marcou toda uma geração com a transformação do cientista David Banner no “monstro verde” chamado Hulk.

Nessa mesma Década a Marvel lançou a série do Homem Aranha, que não fez o mesmo sucesso de O incrível Hulk e foi cancelada com apenas 15 episódios.

E também filmes medonhos feitos especialmente para a Televisão como O Homem Aranha volta a atacar (Spider-Man Strickes Back de 1978); Dr. Estranho (Dr.Strange de 1978); Capitão América (Captain America de 1979); Capitão América II (Captain América também de 1979) – Sim Eles insistiam!

Nos anos 80, a DC Comics enriquecia cada vez mais com os filmes do Homem de aço e a Marvel contra atacou com Conan, O Bárbaro (Conan, the Barbarian de 1982) do diretor John Milius que levou para o cinema o personagem bárbaro de Robert E. Howard. O filme (que teve o roteiro escrito pelo próprio diretor e um até então desconhecido Oliver Stone) foi um sucesso e além de arrecadar nove milhões só no fim de semana de estréia (um absurdo para a época!) ainda catapultou Arnold Schwarzenegger para a fama.

O filme ainda rendeu duas continuações que não tiveram o mesmo sucesso: Conan, o Destruidor (Conan, the Destroyer de 1984) e Guerreiros de Fogo (Red Sonja de1985).
Ainda nos anos 80 tivemos Howard – O Super-Herói (Howard the Duck de 1986), filme produzido por George Lucas que foi um verdadeiro desastre; A Volta do Incrível Hulk (The incredible Hulk de 1988), filme feito pra a televisão; O Justiceiro (The Punisher de 1989), com o inexpressivo Dolph Lundgren no papel principal e O julgamento do Incrível Hulk (The Trial of the Incridible Hulk de 1989), filme também feito para a televisão (também com esses Títulos...).

Os anos 90 começaram muito mal para a Marvel: A Morte do Incrível Hulk (The Death of the incridible Hulk de 1990), Outro filme feito para a televisão; Capitão América (Captain América de 1992), em minha opinião, o pior filme de um personagem Marvel, infinitamente pior que Howard, O Super-Herói; O Quarteto Fantástico (The Fantastic Four de 1994) Filme jamais lançado nos cinemas ou mesmo em Vídeo, existindo apenas em algumas cópias Piratas que rolam em algumas convenções de quadrinhos; Geração X (Generation X de 1996), Filme piloto de uma série de TV que nunca aconteceu; Kull, O conquistador (Kull, The Conqueror de 1997); Nick Fury: Agente da SHIELD (Nick Fury: Agente of S.H.I.E.L.D. de 1998), também piloto de uma série que nunca vingou.

E com um retrospecto desses na década de 90, no mínimo era louvável a insistência da Marvel em se firmar no mundo hollywoodiano e como água mole em pedra dura tanto bate até que fura...

O ano ainda era 1998 quando Blade, um personagem secundário nos quadrinhos, tornou-se protagonista do filme homônimo Blade - O Caçador de Vampiros (Blade, the Vampire Slayer) interpretado por Wesley Snipes. Como Blade era um personagem até então, quase que totalmente desconhecido do público, não houve a conhecida pressão por parte do estúdio, o que possibilitou que Stephen Norrington, (mais conhecido pelos efeitos especiais que criou para os filmes "Aliens" e "O Enigma da Pirâmide") dirigisse um filme totalmente despretensioso e que agradasse aos poucos fãs do Personagem e atraísse alguns curiosos para o cinema. Mas o filme, que conta a história de um homem meio humano, meio vampiro, foi um sucesso (Só nos EUA arrecadou a bagatela de 70 milhões à época do lançamento) e abriu as portas de Hollywood para a Marvel Comics.

O ano agora era 2000 e a Marvel lança um dos seus maiores trunfos: Os X-Men.

Os X-Men eram, junto com o Homem Aranha, um dos grandes responsáveis pela liderança da Marvel no mundo dos quadrinhos e agora ganhava uma adaptação Live action para o cinema pelas mãos do diretor Bryan Singer, que optou por explorar o preconceito entre humanos e mutantes. O Filme fez um estrondoso sucesso e consolidou de uma vez por todas a Marvel Comics (e todo o séqüito de personagens) como uma potência cinematográfica.

E o filme não ascendeu somente a Marvel, Todo o elenco foi beneficiado e tiveram suas carreiras projetadas para outros horizontes. Mas nenhum teve uma ascensão tão meteórica como Hugh Jackman, que teve a sorte da vida dele ao ser escolhido para interpretar Wolverine em detrimento de Dougray Scott (Que havia sofrido um acidente nas gravações de Missão Impossível II e teve que declinar do papel).

Logo após a Marvel ter tido o seu primeiro sucesso comercial, Wesley Snipes retorna ao papel em 2002 para filmar a seqüência, justamente do primeiro personagem que foi o responsável pela abertura das portas em Hollywood para a Marvel: Blade II.

Nesse filme, Guillermo Del Toro (De A Espinha do Diabo) usa e abusa do universo sombrio da Personagem e segue a risca o manual de toda seqüência cinematográfica: Vilões mais perigosos, mais seqüências de ação, mais efeitos especiais, personagens que retornam dos mortos, o que resulta em um verdadeiro sucesso e que muito agradou aos fãs de filmes de ação.

Ainda em 2002, O Homem Aranha (Spider-Man), a menina dos olhos da Marvel, depois de um longo período engavetado à espera de um roteiro decente, finalmente ganha a Tela grande e Sam Raimi (De Evil Dead – A morte do Demônio) foi o diretor escolhido para dirigi-lo (James Cameron esteve à frente do projeto por anos).

Sam Raimi (conhecido pela boa direção de atores) optou por Tobey Maguire para o papel do cabeça de Teia (Leonardo DiCaprio e Chris O’ Donnel – Só para citar alguns- foram cogitados para o papel), e ele não decepcionou, treinou arduamente e provou que fora a escolha mais acertada para contar a origem de um dos personagens mais populares da história dos Quadrinhos. Nem é preciso falar do sucesso do filme, ele simplesmente foi a maior bilheteria de um filme baseado em quadrinhos até então, e como se não bastasse, o filme ainda foi indicado ao Oscar de Som e o de Efeitos Visuais e provou que a Marvel, além do prestígio recém adquirido, era uma verdadeira Mina de Ouro.

E o ano de 2003 chegou para comprovar isso. Em muito tempo não se via tanta movimentação em torno de filmes baseados em Quadrinhos: Demolidor – O Homem sem Medo (Daredevil) foi o primeiro a ser lançado em 2003 e conta a história de Matt Murdock, jovem advogado que ampliou seus outros sentidos após um acidente que causou sua cegueira e que resolveu impor a sua “visão” e vingar a morte do pai.

O filme foi dirigido Mark Steven Johnson (De Dois velhos Rabugentos) e tem Ben Affleck e Jennifer Garner em seu elenco.

Três meses após o lançamento de Demolidor, estréia um dos filmes mais aguardados: a seqüência de "X-Men". Com um orçamento bem superior ao primeiro e com mais tempo para as filmagens, Bryan Singer lança X-Men II e capricha nas cenas de lutas e usa e abusa dos poderes mutantes, que aparecem em maior número nessa seqüência. Dessa vez, o roteiro se baseia na história escrita por um dos maiores roteiristas dos X-Men nos quadrinhos, Chris Claremont, chamada "Deus Ama, o Homem Mata", na qual o padre racista William Stryker ataca os mutantes ao conquistar o público na mídia.

E dois meses após a estréia de X-Men II, Ang Lee (O tigre e o Dragão) lança Hulk (The Hulk). Que serviu entre outras coisas, para fazer com que a Marvel pousasse o pé no chão, afinal não se pode acertar sempre. Uma pena que tenha sido justo com esse filme.

Hulk foi um tremendo fracasso, seja pelo mostrengo verde digital (que não agradou a uma grande maioria), seja pelo roteiro capenga e meia boca.

Por esse filme, Ang Lee pareceu perder a mão ao tentar misturar drama familiar com a própria ficção (o que são aqueles cachorros-Hulk???), isso sem falar no enredo arrastado.

Em 2004, já com o pé mais no chão e nem tanto nas nuvens, a Marvel lança O Justiceiro (The Punisher), filme que retoma o personagem vivido por Dolph Lundgren no filme homônimo de 1989. Nesse filme, o agente Frank Castle tinha tudo na vida: uma bela família e um ótimo emprego, até o dia em que é morto por um criminoso e sua gangue. Frank, então, renasce e agora atua como juiz, júri e executor das leis, agindo acima de tudo para trazer justiça ao mundo e vingar a morte da sua família.

O filme é a estréia na direção de Jonathan Hensleigh (até então, roteirista de Armageddon) e Thomas Jane no papel de Frank Castle foi uma escolha bastante acertada, pena que o filme tenha saído direto para Vídeo aqui no Brasil (sabe-se lá por que) e por tabela tenha sido pouco visto e consequentemente, comentado. Lamentável. Pois o filme tem bastante ação e agradaria bem mais se tivesse sido exibido na tela grande.

E em 2004 também estreava Blade Trinity, terceira continuação da franquia. Nesse filme, dirigido por David S. Goya, o meio Vampiro Blade se alia a um grupo de Humanos para enfrentar o Poderoso Drácula. O filme não fez o Barulho que se esperava, teve uma recepção morna e até o momento, parece ter encerrado a franquia.

Ainda em 2004, é lançada a primeira seqüência da galinha dos ovos de Ouro da Marvel, O Homem Aranha II (Spiderman 2).

E com a volta do Cabeça de Teia às telas de cinema, retornam também o seu elenco (inclui-se Tobey Maguire no papel Título) e Sam Raimi na direção para contar mais uma aventura do aracnídeo mais famoso do mundo. E já que Sam Raimi já havia feito as devidas apresentações dos personagens no filme anterior, ele resolve aparar as arestas do primeiro e entrega um filme muito mais eficiente, com um roteiro bem desenvolvido e melhores efeitos especiais. O filme começa justamente aonde o primeiro termina só que dessa vez você nota que os personagens já estão mais maduros (Os problemas de Peter Parker; o dilema de Mary Jane; a obsessão de vingar a morte do pai de Harry Osborn). O Homem Aranha além de enfrentar os seus fantasmas, dessa vez tem que enfrentar o comovente Otto Octavius/Dr. Octopus.
E com esse filme, a Marvel consegue se redimir do Fiasco Hulk, além de cada vez mais ganhar prestígio junto aos estúdios de Hollywood.

E na esteira do sucesso de O Homem Aranha II, a Marvel acaba exorcizando um verdadeiro fantasma ao levar para a tela grande em 2005 O Quarteto Fantástico (Fantastic Four), afinal, vocês lembram da Versão que sequer foi lançada em 1994 não é?

Com um visual de revista em Quadrinhos e um roteiro bastante ingênuo eu diria, Tim Story (Do horroroso remake americano Táxi) conta a história de quatro amigos que são contaminados por uma estranha radiação que altera o DNA de todos do grupo. E a partir disso, o filme apenas mostra como eles aprendem a lidar com os novos “poderes” e ao mesmo tempo enfrentar mais um Super-Vilão que quer conquistar o mundo.

Quarteto Fantástico, apesar de ser um filme correto é apenas diversão escapista. E nada, além disso.

Elektra também estreou em 2005 e no filme de Rob Bowman (Reino de Fogo) Elektra é restituída à vida depois que é mortalmente ferida no filme Demolidor – O Homem sem Medo, e agora vive unicamente para a morte como a mais letal assassina do mundo, só que nessa última missão, ela terá que tomar uma decisão fatal na sua última batalha entre o bem e o mal.

X-Men III – O Confronto final (X-Men: The Last Stand) estreava em 2006, e como o próprio subtítulo diz, encerraria o que acabou se tonando uma trilogia, apesar da troca de diretores (Bryan Singer cansou de esperar pelo sinal verde do estúdio e declinou do convite e foi fazer Superman – o Retorno, cedendo lugar a Brett Ratner).

O filme encerra uma etapa da vida dos mutantes, com muita ação, muitos efeitos especiais e muita adrenalina e apesar do desagrado dos fãs com relação ao final dado a alguns personagens, não se pode dizer que o filme seja exatamente ruim, talvez o maior defeito dele seja exatamente o excesso de personagens sem que se desenvolvesse um final digno a cada um deles (Problema parecido enfrentaria O Homem Aranha III em 2007).


O ano agora era 2007 e várias produções da Marvel estreariam nesse ano.

Mark Steven Johnson retorna ao mundo dos quadrinhos e dirige (ele já havia dirigido Demolidor, O Homem sem Medo em 2003) O Motoqueiro Fantasma (Ghost Rider) com Nicolas Cage vestindo o uniforme do motoqueiro flamejante Johnny Blaze.

O diretor resolveu suavizar o personagem e o transforma uma encarnação do Demônio em um caçador de recompensas do próprio coisa ruim.

Junte-se então a origem modificada do personagem e um ator precisando urgentemente de um sucesso (Nicolas Cage, apesar do já comprovado talento, ultimamente é, infelizmente, garantia apenas de filmes ruins), não poderia resultar diferente: Motoqueiro Fantasma teve uma recepção morna e agradou a muito poucas pessoas.

Mas 2007 era o ano das seqüências e alguns meses após a estréia de Motoqueiro Fantasma era a vez de O Homem Aranha (Spider Man 3) ganhar as telas pela terceira vez.

Nesse que seria a despedida (faz-me rir!) do personagem tinha tudo para ser um grande sucesso, e foi. Mas graças apenas ao nome Spider Man, não pelo roteiro, que se mostrou bastante confuso com muitas, mas muitas sub-tramas e pouco tempo para desenvolvê-las.
Acredito que esse também tenha sido o mesmo problema enfrentado por X-Men III, excesso de personagens.

Na ânsia de querer agradar aos fãs e entregar um filme definitivo pra o Cabeça de Teia, Sam Raimi peca em se alongar em algumas cenas desnecessárias (a meu ver) e se apressar no final para dar um desfecho para os problemas dos personagens dos filmes anteriores, e ainda apresentar e desenvolver novos vilões, sem dar o merecido destaque a cada um deles (vamos combinar que Venon era totalmente descartável nesse filme!)

Mas longe de ser um fracasso, o filme arrebentou na bilheteria, pena que tenha sido por força do próprio nome, não por mérito do roteiro.

Mas as seqüências continuaram em 2007 e pouco tempo depois estreava O Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado (Fantastic Four: The Rise of Silver Surfer).

Com Tim Story novamente no comando, o filme continua com o mesmo espírito de “Revista em Quadrinhos” do filme anterior, embora ligeiramente mais maduro. E nem a entrada de o Surfista Prateado mudou essa atmosfera.

Como toda seqüência, o diretor não precisa mais “perder” tempo em nos apresentar os personagens, que nesse filme já reconhecemos totalmente adaptados aos “poderes” adquiridos no filme anterior. E os vemos as voltas com casamentos, em serem celebridades, enfim, nessas baboseiras totalmente desnecessárias.

Não fosse pela presença de o Surfista Prateado, que aqui funciona como novidade (cortesia dos efeitos especiais da Weta, empresa de Peter Jackson) o filme talvez caísse no lugar comum mais uma vez.

E assim tem sido o universo Marvel, apesar de tantos altos e baixos, de tanto insistir conseguiu alcançar o status que merecia no mundo do cinema.

E não parou por aí, no ano de 2008 veremos Robert Downey Jr vestir a armadura de O Homem de Ferro; Edward Norton viver o cientista David Banner em O Incrível Hulk; Hugh Jackman reviver o personagem que o tornou conhecido mundialmente em seu primeiro filme solo, Wolverine (com estréia prevista para 2009); Shazam! (ainda sem ator escalado para o papel do Capitão Marvel, mas também com estréia para 2009); assim como Thor; Namor; Viúva Negra; Deathlok; Magneto e Capitão América também já estão saindo do papel.

Isso sem falar na seqüência de O Justiceiro e quem sabe, de mais um Homem Aranha.

Mas antes de encerrarem a leitura, vamos relembrar quem foram os atores e que personagens eles viveram no mundo dos quadrinhos da Marvel:

Aaron Stanford foi Pyro em X-Men II e III.
Allan Cumming foi Noturno em X-Men II.
André Braugher foi o General Hager em O Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado.
Anna Paquim foi Vampira em X-Men I; II e III.
Alfred Molina foi Dr. Otto Octavius/Dr. Octopus em O Homem Aranha II.
Arnold Schwarzennegger foi Conan em Conan - O Bárbaro e em Conan - O destruidor e foi Kalidor em Guerreiros de Fogo.
Ben Affleck foi Matt Murdock/Demolidor em Demolidor - O Homem sem Medo.
Ben Foster foi Anjo em X-Men III.
Bill Bixby foi David Banner no seriado e nos filmes feitos para a TV em O Incrível Hulk.
Bill Duke foi o secretário de defesa Bolívar em X-Men III.
Brian Cox foi o General Stryker em X-Men II.
Brigitte Nielsen foi Sonja em Guerreiros de Fogo.
Bruce Davison foi o Senador Kelly em X-Men I e II.
Bryce Dallas Howard foi Gwen Stacy em O Homem Aranha III.
Cameron Bright foi Leech em X-Men III.
Chris Evans foi Johnny Storm/Tocha Humano em O Quarteto Fantástico e em O Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado.
Cliff Robertson foi Tio Ben em O Homem Aranha I e III.
Colin Farrel foi O Mercenário em Demolidor - O Homem sem Medo.
Daniel Cudmore foi Colossus em X-Men II e III.
David Hasselhoff foi Nick Fury no filme homônimo de 1998.
Dolph Lundgren foi Frank Castle/ Justiceiro em O Justiceiro.
Doug Jones deu Corpo ao Surfista Prateado em O Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado.
Dylan Baker foi Dr.Curt Connor em O Homem Aranha I; II e III.
Ellen Page foi Lince Negra/Kitty Pride em X-Men III.
Eric Bana foi Bruce Banner em Hulk.
Eva Mendes foi Roxanne em O Motoqueiro Fantasma.
Famke Janssen foi Jean Grey em X-Men I; II e III.
Goran Visnjic foi Mark Miller em Elektra.
Grace Jones foi Zula em Conan, o Destruidor.
Halle Berry foi Tempestade em X-Men I; II e III.
Hugh Jackman foi Wolverine em X-Men I; II e III.
Ian McKellen foi Magneto em X-Men I; II e III.
Ioan Gruffudd foi Reed Richard/Senhor Fantástico em O Quarteto Fantástico e em O Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado.
J.K. Simmons foi J.J. Jameson em O Homem Aranha I; II e III.
James Cromwell foi o Capitão Stacy em O Homem Aranha III.
James Earl Jones foi Thulsa Doom em Conan, O Bárbaro.
James Franco foi Harry Osborn em O homem Aranha I; II e III.
James Marsden foi Ciclope em X-Men I; II e III.
Jennifer Connely foi Betty Ross em Hulk.
Jennifer Garner foi Elektra em Demolidor e estrelou filme próprio para a personagem Elektra.
Jessica Alba foi Susan Storm/Mulher Invisível em O Quarteto Fantástico e em O Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado.
Joe Pantoliano foi Ben Ulrich, repórter que descobre a identidade de Demolidor em Demolido – O Homem sem Medo.
Jon Favreau foi Foggy Nelson, advogado amigo de Matt Murdock em Demolidor – O Homem sem Medo.
Joseph Sommer foi o Presidente dos EUA em X-Men III.
Julian McMahon foi Victor Von Doom/Dr. Destino em O Quarteto Fantástico e em O Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado.
Katie Stuart foi Kitty Pride em X-Men II.
Kea Wong foi Jubileu em X-Men II.
Kelly Hu foi Lady Lethal em X-Men II.
Kelsey Grammer foi O Fera em X-Men II.
Kevin Sorbo foi Kull em Kull, o Conquistador.
Kirsten Dunst foi Mary Jane Watson em O Homem Aranha I; II e III.
Kris Kristopherson foi Whistler em Blade I: II e em Blade Trinity.
Lou Ferrigno foi Hulk no seriado e nos filmes feitos para a TV em O Incrível Hulk.
Matt Sallinger foi Capitão América no filme Homônimo de 1994.
Michael Chiklis foi Ben Grim/Coisa em O Quarteto Fantástico e em O Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado.
Michael Clarke Duncan foi Wiliam Fisk/O Rei do Crime em Demolidor – O Homem sem Medo.
Michael Murphy foi o milionário Warren, pai de Anjo em X-Men III.
Nick Nolte foi David Banner, pai de Bruce Banner em Hulk.
Nicolas Cage foi Johnny Blaze/Motoqueiro Fantasma em O Motoqueiro Fantasma.
Olívia D’Abo foi a Princesa Jhenna em Conan, o Destruidor.
Olívia Williams foi a Drª. Maira em X-Men III.
Patrick Stewart foi o Professor Xavier em X-Men I; II e III.
Peter Fonda foi Mefistófeles em O Motoqueiro Fantasma.
Peter Hooten foi Dr. Estranho no filme homônimo de 1978.
Ray Park foi Groxo em X-Men.
Rebecca Romijn foi Mística em X-Men I; II e III.
Red Brown foi O capitão América nos filmes homônimos de 1979.
Rosemary Harris foi Tia May em O Homem Aranha I; II e III.
Sam Elliott foi o General Ross em Hulk e Caretaker em O Motoqueiro Fantasma.
Shohreh Aghdashloo foi a Drª. Kavita em X-Men III.
Thomas Hadden Church foi o Homem de Areia em O Homem Aranha III.
Thomas Jane foi Frank Castle em O Justiceiro.
Tia Carrere foi Akivasha em Kull, o Conquistador.
Tobey Maguire foi Peter Parker/Homem Aranha em Homem Aranha I; II e III.
Topher Grace foi Eddie Brock/Venom em O Homem Aranha III.
Tyler Mane foi Dentes de Sabre em X-Men.
Vinnie Jones foi Fanático em X-Men III.
Wes Bentley foi Coração Negro em O Motoqueiro Fantasma.
Wesley Snipes foi Blade em Blade I e II e Blade Trinity.
Willen Dafoe foi Norman Osborn/Duende Verde em O Homem Aranha.

PH Marinho
posted by Revista Nerd @ 06:02  
2 Comments:
  • At 10 de dezembro de 2007 às 18:29, Blogger Cris said…

    boa matéria.... ficou bacana!!! bem completa!!!

     
  • At 12 de junho de 2008 às 07:54, Blogger sano said…

    Shazam o "capitão marvel" e um personagem da DC comics e não da marvel comics. A marvel(editora) tambem tem um personagem chamado
    capitão marvel um guerreiro
    alienígena da raça Kree de nome Mar-vell. O filme que esta sendoplanejado para 2009 e sobre o Capitão marvel da DC( Billy Batson o Shaza) com produção da Warner Brothers.
    A palavra Marvel é uma corruptela da palavra "marvelous".

     
Postar um comentário
<< Home
 
Seções
Colunas
Artigos Anteriores
Arquivo
Colaboradores
    Sasquash Cavalera
    Cristiano Ludvig
    Phillip Gruneich
    Fernando Fonseca
    João Paulo Rodrigues da Silva
    Paulo Henrique Marinho
    Gustavo Grandino Gobbi
    Viníccius Boaventura
    Nicolas Trevizan
    Pony
Contato
revistanerd@gmail.com
Powered by

Free Blogger Templates

BLOGGER