Revista Nerd
sábado, 8 de dezembro de 2007
MARVEL - 40 anos no Brasil


Desde o longinquo ano de 1968, estamos na companhia dos personagens do universo Marvel em nosso dia a dia. Desde a retomada das adaptações de quadrinhos(iniciada com Blade e consolidada com o primeiro filme dos X-men) temos uma atenção maior, bem diferente do que era. Em 68 com a distribuição dos numeros zero de diversos gibis da Casa das Ideias(famoso apelido da Marvel) nos postos Shell iniciou a saga da editora em terras tupiniquins. Apesar dos herois chegarem por aqui com um relativo atraso(a estreia do Quarteto Fantastico nas Hqs se deu em 1961) a estrategia da EBAL(Editora Brasil America Limitada) foi um sucesso, com as edições posteriores sendo vendidas em banca.

A febre Marvete tomou conta da epoca com a exibição dos desenhos "desanimados",na verdade uma animação bem pobre mas que bebia nas historias classicas da editora. Os temas musicais desses desenhos ainda hoje são lembrados com uma dose de saudosismo. Foi um enorme sucesso e aplainou o caminho da editora gringa no Brasil. Com titulos lançados basicamente calcados em 5 personagens prinicipais das animações (Capitão America, Namor, Homem de Ferro, Thor & Hulk) alem do Homem Aranha que teve um desenho feito com recursos melhores, e teve um titulo lançado meses depois. Apesar do trabalho competente para a época a EBAL cometeu um delize imperdoavel: não lançou nada dos X-men, erro reparado pela GEP(Grafica Editora Penteado) anos mais tarde.

Em 1975 os herois Marvel foram para a Editora Bloch, com direito a um incentivador televisivo: O Capitão Asa da extinta tv Tupy com patrocionio da Pullman, onde os desenhos desanimados forma exibidos pela ultima vez com dublagem original.

Na tv a Marvel apostava suas fichas em duas séries: O Homem Aranha(com Nicholas Raymond) que durou poucos episodios e no dramalhão Hulk, que rendeu 5 temporadas, longas metragens e hoje é cult.Alem das series, filmes pra tv com o Capitão America e uma outra serie animada do Homem Aranha(que contava com a participação de Flama e do Homem de Gelo) eram as opções para os fãs. Nessa epoca, no final dos anos 70, a RGE(Rio Grafica Editora) comandava os quadrinhos da Marvel com as revistas Incrivel Hulk, Homem Aranha, Quatro Fantasticos e Almanaque Marvel, mas devido a problemas de valores referentes a direitos autorais perdeu seus titulos para a Editora Abril.

A Abril começou com Capitão America e Herois da Tv(titulo auto explicativo) e em 1982 lançou a mais querida revista Marvel no Brasil: Superaventuras Marvel. Seu mix era composto das melhores historias ja feitas na casa das Ideias, como o Demolidor de Frank Miller, X-men de Claremont & Byrne entre outros. Dois anos depois lançaria Homem Aranha e Incrivel Hulk, dois titulos muito queridos. Em 87 a revista Herois da TV deixaria de ser publicada para o lançamento de X-men. Em 92 a Editora Globo lançou alguns titulos menores que durariam poucas edições.Com o sucesso do desenho X-men que passava na Globo, os titulos mutantes tiveram um boom enorme, chegando a representar 70% dos lançamentos. Em 1999 a editora Abril lançou hqs em papel especial com 160 paginas ao preço exorbitante de R$9.90, estrategia que afastou leitores e acabou por finalizar a publicação da Marvel nela. Em 2001 a Panini Comics assumiu a Marvel e vem desde a epoca mantendo seus titulos com uma qualidade impecavel apesar das historias atuais serem bem abaixo do esperado.
Marvel completa seus 40 anos com quadrinhos, filmes e toda a parafernalia possivel.

E pensar que tudo começou com gibis distribuidos em um posto de gasolina...

Sasquash Cavalera
posted by Revista Nerd @ 09:30  
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home
 
Seções
Colunas
Artigos Anteriores
Arquivo
Colaboradores
    Sasquash Cavalera
    Cristiano Ludvig
    Phillip Gruneich
    Fernando Fonseca
    João Paulo Rodrigues da Silva
    Paulo Henrique Marinho
    Gustavo Grandino Gobbi
    Viníccius Boaventura
    Nicolas Trevizan
    Pony
Contato
revistanerd@gmail.com
Powered by

Free Blogger Templates

BLOGGER