Revista Nerd
domingo, 24 de fevereiro de 2008
Desejo e Reparação

Em 1935, no dia mais quente do ano na Inglaterra, Briony Talles e sua família se reúnem num fim de semana na mansão familiar. O momento político é de tensão, por conta da (cada vez mais) provável 2ª Guerra Mundial. Em meio ao calor opressivo, Briony, então aos 13 anos, acusa Robbie Turner (James McAvoy), o filho do caseiro e paixão da sua irmã mais velha Cecília (Keira Knightley), de um crime que ele não cometeu. A acusação na época destrói leva Robbie para a prisão e faz com que Cecília rompa relações com sua família. 5 anos depois, Robbie está com o exercito britânico na 2ª Guerra Mundial como forma de pagar sua sentença, enquanto Briony trabalha como enfermeira, remoendo-se pela culpa de seu passado.

Notamos em Desejo e Reparação uma grande evolução do diretor Joe Wright em relação a sua estréia em Orgulho e Preconceito. Se em sua estréia ele contava apenas com um roteiro fiel ao livro, um afiado elenco e uma direção de arte impressionante, dessa vez Wright demonstra competência ao compor muito bem o mise-em-scene, e ao extrair grandes interpretações de seu elenco ao mesmo tempo em que situa sua câmera nos locais certos (e improváveis). Pra completar, nos entrega uma das cenas mais belas vista nos últimos anos em um plano seqüência, acompanhando o personagem de McAvoy pela praia de Dunkirk ao mesmo tempo em que este presencia parte da catástrofe provocada pela guerra.

Apesar de vários personagens, os únicos que importam são exatamente o trio principal, e aqui Wright ao colocar todo o peso nas costas dos atores que compõe os três personagens. Se Keira Knightley ainda não perdeu suas caras-e-bocas, James McAvoy finalmente nos diz a que veio. Apesar de estar bem o filme inteiro, é no período em que seu personagem está na guerra que ele realmente conquista o público. Briony é interpretada por três atrizes nas três etapas diferentes da personagem. A estreante Saoirse Ronan brilha no período em que a personagem possuí 13 anos, época em que faz a acusação no qual surgirá o conflito da trama. Romola Garai está bem, porém contida, como a Briony com 18 anos de idades. Já a veterana Vanessa Redgrave aparece apenas em uma cena como Briony idosa e dá um show de atuação, sem precisar de nenhuma cena a mais para cativar o público.

Impossível também não falar da soberba fotografia, já que sem ela o longa perderia totalmente seu impacto.

Nota: 9

Daniel Miguel

posted by Revista Nerd @ 09:11  
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home
 
Seções
Colunas
Artigos Anteriores
Arquivo
Colaboradores
    Sasquash Cavalera
    Cristiano Ludvig
    Phillip Gruneich
    Fernando Fonseca
    João Paulo Rodrigues da Silva
    Paulo Henrique Marinho
    Gustavo Grandino Gobbi
    Viníccius Boaventura
    Nicolas Trevizan
    Pony
Contato
revistanerd@gmail.com
Powered by

Free Blogger Templates

BLOGGER