Revista Nerd
terça-feira, 15 de janeiro de 2008
O Gangster

Dirigido pelo (muitas vezes) subestimado Ridley Scott e estrelado por dois dos melhores atores de Hollywood (Denzel Washington e Russell Crowe), American Gangster (no original) é um dos fortes candidatos ao Oscar 2008. Nada mais justo. Logo na primeira (e violenta) cena, somos conquistados por Scott e Washington, e percebemos que mesmo se quiséssemos, seria impossível tirar os olhos do restante do filme (o mesmo que aconteceu com Tropa de Elite esse ano).

O filme conta a verídica história de Frank Lucas (Denzel Washington), um negro que assume, após a morte de seu mentor (o gangster Bumpy Johnson), a face de chefe do crime em Harlem (bairro negro em Nova York). Já no controle do bairro, Lucas arma um esquema para transportar heroína produzida no Vietnam usando o próprio exercito norte-americano (que na época se encontrava em plena Guerra do Vietnam) como transportador. Vendendo heroína vietnamita com o dobro da pureza que a vendida nos EUA pela metade do preço, Lucas levantou uma fortuna estimada em 250 milhões de dólares na década de 70.

Do outro lado da história temos Richie Roberts (Russell Crowe), um policial incorruptível e que odeia policiais corruptos, que recebe a oferta de seu superior para comandar uma divisão de antinarcóticos em Harlem. Após um de seus amigos policiais morre de overdose por “Magia Azul” (heroína distribuída por Frank Lucas), Richie inicia com seu grupo uma investigação a procura do responsável pela distribuição e produção da droga.

Sucesso inesperado de final de ano, O Gangster é um filme acima de tudo corajoso. Corajoso por mostrar a vida atraente e glamourosa de um gangster como realmente é, sem medo de críticas; Corajoso por ser um filme de 157 minutos de duração; Corajoso por ser adulto e violento o suficiente para pegar uma classificação R (16 anos aqui no Brasil) nos EUA; E corajoso por ser tudo isso em uma época em que A Lenda de Beowulf, Bee Movie, e A Bússola de Ouro (filmes com forte apelo juvenil) ocupam os cinemas. Agradecemos ao estúdio Universal (esquecendo o pouco dinheiro gerado pelo excelente Miami Vice) e ao produtor Brian Grazer (satisfeito com a fortuna gerada por O Código da Vinci?) por apoiarem essas escolhas.

Mais acima de tudo, agradecemos a Steven Zaillian pelo ótimo roteiro; A Ridley Scott (indicado ao Globo de Ouro de Melhor Diretor), pela enorme dedicação ao filme; A Marc Streitenfed pela trilha sonora, que também contribui bastante para a atmosfera eletrizante do filme (principalmente nas cenas de Denzel Washington); E é claro, a Denzel Washington, que nos brinda com uma brilhante atuação (indicado ao Globo de Ouro de Melhor Ator – Drama); E a Russell Crowe, por sua excelente, mesmo que um pouco contida performance.

No final de ano passado tivemos Os Infiltrados faturando 132 milhões de dólares nas bilheterias norte-americanas. Até agora, O Gangster já faturou 125 milhões de dólares nos EUA. Que sorte seria se tivéssemos um filme policial desses a cada final de ano. E não se espante muito se na cerimônia do Globo de Ouro O Gangster surpreender a todos ao vencer os favoritos Desejo e Reparação, Onde os Fracos Não Têm Vez, e There Will Be Blood. Afinal, O Gangster definitivamente não é um filme a ser ignorado na competição.

Nota: 9.5

Daniel Miguel

posted by Revista Nerd @ 08:36  
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home
 
Seções
Colunas
Artigos Anteriores
Arquivo
Colaboradores
    Sasquash Cavalera
    Cristiano Ludvig
    Phillip Gruneich
    Fernando Fonseca
    João Paulo Rodrigues da Silva
    Paulo Henrique Marinho
    Gustavo Grandino Gobbi
    Viníccius Boaventura
    Nicolas Trevizan
    Pony
Contato
revistanerd@gmail.com
Powered by

Free Blogger Templates

BLOGGER