Revista Nerd
terça-feira, 15 de janeiro de 2008
Rambo o mito

John Rambo é sem dúvida um dos personagens que mais marcaram o cinema em toda a sua história. O lobo solitário revolucionou esta arte, mostrando o que era quase impossível. Fazia todos vibrarem e outros enlouquecerem, gerava críticas e elogios, criou marcos e conceitos que serviram de base para o gênero de ação.

Nascido a 26 anos, com ele veio milhares de sonhos, fãs e inspirações. John Rambo ficou conhecido como exército de um homem só, aquele que deixava rastros de destruição por onde passava. Sozinho, ele acabava com tudo. Isso foi incrível. Ninguém se importa se ele defendia sua pátria ou matava como uma máquina, todos que o viram simplesmente se arrepiaram com aquilo, uma tremenda inovação para a época. Vamos concordar que Rocky é principal papel de Stallone nas telonas, mas não tem como discordar que John também marcou, pergunte para qualquer um sobre isso, certamente todos vão citar o ex-guerrilheiro do Vietnã. Ele criou uma imagem tão imensa na mentes das pessoas, que até hoje é citado. Quem nunca falou para alguém: "Você só quer ser o Rambo", uma forma humorada de comparar uma pessoa que está violenta ou com raiva. Foi com esse diferencial que John virou ícone americano, criou exemplos positivos e negativos, inspirou e surpreendeu pessoas e espalhou-se pelo mundo. Seu inesquecível visual sem camiseta e com faixa vermelha, sua cara de mau quando usava uma arma ou seu famoso arco e flecha, levou muitos adolescentes a imitá-lo, idolatrá-lo. Foi por causa dele, que muitos queriam entrar no Exército ou freqüentar uma academia para pode andar na rua sem camiseta. O mundo cinematográfico também quis copiá-lo, com Braddock e outros personagens do gênero, mas apenas Stallone conseguiu. Hoje, aqueles jovens de 15 ou 20 anos, já passam dos 35 e certamente não se esquecem da euforia que o personagem causou quando surgiu e do sentimento de despedida que ele deixou quando apareceu pela última vez em 88.

Mas hoje, em pleno século XXI, onde os efeitos especiais, super heróis de quadrinhos e outros tipos de caracteres dominam as telonas, o ex-boina-verde renasce de seu passado guerrilheiro, para mostrar que o legado ainda não terminou e traz contigo milhares de fãs cada dia mais anciosos com sua volta. Mais uma vez causando grandes impactos, o personagem irá mostrar-se adaptado aos prognósticos da indústria cinematográfica, com muita cena aterrorizante, uma pitada de Jogos Mortais. A nova geração verá o nosso ícone do século passado, aquele que abriu as portas para o gênero de ação e violência que eles conhecem hoje, enquanto os que o viram nascer, certamente presenciarão sua volta e dirão com orgulho que foi Rambo, o super-herói das suas juventudes.

Assim, 20 anos depois de sua última aparição com John, Stallone não está apenas revivendo outro de seus personagens famosos, está presenteando os fãs. Os mesmos que irão aos cinemas e terão aquele mesmo sentimento do inicio, sentirão novamente aquela sensação. Quem não teve oportunidade de ver nas telonas, terá agora. É uma emoção passada de geração para geração, os pais que viram nascer um mito, acompanharão agora os filhos, todos com o mesmo prazer em presenciar a volta de um ícone do cinema mundial, que apesar do tempo cruel tê-lo envelhecido, não foi capaz ainda de colocá-lo em esquecimento e muito menos será capaz de matá-lo na mente de todos, não evitando assim, que Rambo arrepie mais uma vez os milhares de admiradores em todo o mundo.

Edmundo de França Pinto

posted by Revista Nerd @ 09:47  
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home
 
Seções
Colunas
Artigos Anteriores
Arquivo
Colaboradores
    Sasquash Cavalera
    Cristiano Ludvig
    Phillip Gruneich
    Fernando Fonseca
    João Paulo Rodrigues da Silva
    Paulo Henrique Marinho
    Gustavo Grandino Gobbi
    Viníccius Boaventura
    Nicolas Trevizan
    Pony
Contato
revistanerd@gmail.com
Powered by

Free Blogger Templates

BLOGGER