Revista Nerd
domingo, 24 de fevereiro de 2008
Conduta De Risco

Conduta De Risco

Tony Gilroy é um nome a ser acompanhado. Roteirista de O Advogado Do Diabo e dos três filmes da Trilogia Bourne, Gilroy estréia na direção nessa surpreendente mistura de drama e suspense protagonizada por George Clooney.

Michael Clayton (George Clooney) vive os piores dias de sua vida. Seu bar faliu, ele deve dinheiro a agiotas, e está encarando um divórcio de sua esposa. Para piorar, seu amigo Arthur Evans (Tom Wilkinson), o principal advogado da firma de advocacia em que Michael trabalha, abandona o tratamento com os remédios de maníaco-depressivo e tenta sabotar todos os casos da U/North (empresa agroquímica de bilhões de dólares), agindo contra a empresa. Clayton, que é um advogado especializado em limpar a ficha de seus clientes se vê obrigado a trazer Evans de volta para o caso a favor da empresa, mais logo ele percebe que nada é tão simples, e começa a colocar sobre questão seu moral profissional e social.

Conduta de Risco é um filme raro hoje em dias. Todos os aspectos do longa é extremamente bem desenvolvido, mérito de Gilroy e do excepcional elenco. Tilda Swinton (indicada ao Oscar de coadjuvante pelo papel) está bem como a sucessora no cargo de presidente da companhia agroquímica, e Sydney Pollack é sempre um acerto em qualquer trabalho, George Clooney (indicado ao Oscar de melhor ator pelo papel) nos brinda com a (talvez) melhor atuação de sua carreira apresentando-nos à um Michael Clayton contido e duvidoso sobre si mesmo, e Tom Wilkinson (também indicado ao Oscar de coadjuvante pelo papel) está memorável como o advogado maníaco-depressivo que resolve escolher por seu moral social ao compromisso profissional. O roteiro (também assinado por Gilroy) é excelente e capaz de ótimos diálogos como poucos vistos atualmente. A trilha de James Newton Howard é, como sempre, belíssima. Gilroy acertou, inclusive, ao assinar ele mesmo a edição do filme.

Junto de Desejo e Reparação, Conduta de Risco representa o elo mais fraco entre os cinco indicados ao Oscar de melhor filme em 2008 (provavelmente sendo até injusto, haja em vista que filme como Sweeney Todd, Na Natureza Selvagem, O Gangster e Senhores Do Crime ficaram de fora), mas com certeza as indicações por parte do elenco, roteiro e edição foram por pura competência da equipe do filme.

Nota: 8.5

Daniel Miguel

posted by Revista Nerd @ 09:16  
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home
 
Seções
Colunas
Artigos Anteriores
Arquivo
Colaboradores
    Sasquash Cavalera
    Cristiano Ludvig
    Phillip Gruneich
    Fernando Fonseca
    João Paulo Rodrigues da Silva
    Paulo Henrique Marinho
    Gustavo Grandino Gobbi
    Viníccius Boaventura
    Nicolas Trevizan
    Pony
Contato
revistanerd@gmail.com
Powered by

Free Blogger Templates

BLOGGER