
Pode-se dizer que “Ligeiramente Grávidos” foi um desses casos de “sucesso esperado”. Apesar de ter sido lançado no concorrido verão americano, o novo filme de Judd Apatow, diretor de “O Virgem de 40 Anos”, já era considero um potencial hit nas bilheterias. E foi o que ocorreu; o filme, que custou 33 milhões de dólares, faturou quase que 150 milhões de doletas.
O filme conta a história de Ben (Seth Rogen), um vagabundo de 23 anos, mas que “parece ter 33”, que não faz nada da vida além de fumar maconha e sair para beber. Numa dessas saídas, encontra Alisson (Katherine Heighl), bonita e bem sucedida apresentadora de tv. Algumas bebidas depois, os dois acabam transando. Algumas semanas depois Alisson descobre que está grávida. É uma trama teoricamente simples, mas é ai que o roteiro, escrito por Apatow, se diferencia. Tem diálogos bem escritos e cheio de referências a cultura pop, as situações são verossímeis. E é um roteiro que parece bem atual, no sentido de que as situações, os diálogos, a turma de Ben, é tudo bastante atual, verdadeiro. Alias, a turma de Ben merece um parágrafo a parte; todo mundo tem pelo menos um amigo que é igual a alguém naquela turma. Jonah Hill, que protagoniza o sucesso “Superbad- É Hoje!” produzido por Apatow, e Jay Bucharel, que foi protagonista da série “Undeclaread”, que tinha Rogen no elenco e foi produzida por Apatow e permanece inédita aqui no Brasil, são os destaques dessa turma de maconheiros.
Se do lado do personagem de Rogen o destaque são Hill e Bucharel, do lado de Katherine Heighl o grande show fica por conta do casal interpretado por Leslie Mann e Paul Rudd. Mann,esposa de Apatow na vida real, interpreta a típica mulher controladora e obcecada com horários e com a segurança dos filhos. Rudd poderia ser da turma de amigos de Ben que ninguém ia notar; relaxado, calmo, não está nem aí para compromissos.
Apesar de acabar sendo um pouco formulaica (uma maldição do gênero) e um pouco longa demais, dá pra se dizer, seguramente, que “Ligeiramente Grávidos” é a grande comédia do ano.
NOTA: 9
Gustavo Grandino Gobbi
|