Revista Nerd
segunda-feira, 27 de agosto de 2007
Biografia Jackie Chan
Jackie Chan nasceu com o nome de Chan Kong-Sang em 7 de abril de 1954. Em 1960, Jackie ingressou na Escola da Ópera de Pequim. Os alunos aprendiam as tradicionais artes chinesas de atuação, canto, performance, acrobacias especias e artes marciais. Jackie fôra convidado à se juntar as "As Sete Pequenas Fortunas" (The Seven Little Fortunes), um grupo de teatro da Escola que atuava em vários locais de Hong Kong. Muitos coadjuvantes dos filmes modernos de Jackie vieram da Escola da Ópera de Pequim, incluindo Sammo Hung, Yuen Biao e Yuen Wah A primeira aparição de Jackie no cinema foi em 1962, quando um diretor ofereceu a ele um papel secundário como um ator mirim no filme "Big and Little Wong Tin-Bar". Jackie iria aparecer em alguns filmes, primeiro como ator mirim e depois como um dublê, antes mesmo de completar 17 anos.
Em seus 17 anos, Jackie deixou a Escola da Ópera de Pequim e achou pequenos papéis em filmes. Seu primeiro papel como protagonista foi em 1971 no filme "Dedos de Aço" (Master with the Cracked Fingers). em 1973 Jackie trabalhou como figurante em dois filmes com o melhor ator de Kung-Fu da época, Bruce Lee. Em "A Fúria do Dragão" (Fist of Fury), Bruce chuta Jackie através de uma janela. Jackie se jogou com tanta vontade e sem proteção que Bruce foi forçado a perguntar se o jovem dublê estava bem. Jackie estava bem, e logo após um ano apareceria em um clássico de Bruce, "Operação Dragão" (Enter the Dragon), novamente como um dos muitos figurantes que apanham de Bruce. Apenas em cena pausada o rosto de Jackie pode ser claramente visto.

Em 1976, fez seu primeiro filme para a companhia de filmes de Lo Wei, "A Nova Fúria do Dragão" (New Fist of Fury) uma sequência do filme de Bruce Lee "A Fúria do Dragão" (Fist of Fury). No filme, Jackie atua no mesmo estilo de Bruce, e apesar de ter mostrado suas habilidades nas artes marciais, ele não se sentia confortável sendo a "sombra" de Bruce Lee. Jackie prosseguiu com os filmes de Lo Wei, porém todos foram um fracasso.
Em 1978, Jackie foi emprestado à Companhia dirigida por Ng See Huen para estrelar no filme "Punhos de Serpente" (Snake in the Eagle's Shadow). Diferente de seus filmes anteriores, o filme brilhou, com humor, melhor atuação e um ótimo roteiro. Livre da responsabilidade de ser igual a Bruce Lee, suas habilidades expressivas, "timing", e bom humor começaram a aparecer. O filme foi um sucesso em Hong Kong. Depois, o mesmo elenco e o mesmo diretor foram reunidos para fazer um filme que teria ainda mais sucesso, "Mestre Invencível" (Drunken Master), que obteve a maior bilheteria de Hong Kong de todos os tempos. Finalmente Jackie estava cursando seu próprio caminho.

O sucesso de "Mestre Invencível" (Drunken Master) deu a Jackie um controle maior sobre seus filmes. Ele dirigiria e coreografaria seu próximo e último filme para Lo Wei, "A Vingança do Dragão" (Fearless Hyena) de 1979. Após o filme, Jackie percebeu que teria de romper o contrato com Lo Wei, e assinar com a Golden Harvest dirigida por Raymond Chow. Entretanto, sua quebra de contrato enfureceu Lo Wei, que não iria permitir uma quebra de contrato tão facilmente. Para fugir de tantos problemas, Jackie foi mandado à América, onde tentou o sucesso neste novo mercado cinematográfico. Ele atuou em "O Grande Lutador" (Battle Creek Brawl), que foi um grande fracasso, principalmente porque ele não pôde fazer seu próprio estilo. Ao contrário de seu cômico Kung-Fu, Jackie fez um imigrante chinês sem graça. Jackie também iria voltar à América em 1981 e em 1984 para fazer um pequeno papel de um corredor japonês no "Quem não Corre, Voa..." (Cannonball Run) e "Um Rally Muito Louco" (Cannonball Run 2). Jackie fôra comprado de Lo Wei pela Golden Harvest na quantia de 520 mil doláres. Jackie estava livre para voltar à Hong Kong.

A viagem de Jackie à América não foi um total desperdício, pois conhecera alguns filmes mudos americanos estrelados por Harold Lloyd e Buster Keaton. Vendo seus movimentos e "timing", assim como suas cenas de dublês, ele percebeu que movimento e controle físico levaria à uma ação sem limites, cenas falariam mais que palavras. Seu filme de 1984 "Projeto China" (Project A), mostra a rivalidade entre a polícia local e a guarda costeira em Hong Kong que existia em 1900. O filme traz coreografia perfeita de artes marciais, muito humor além de cenas perigosas. Jackie foi tão longe que chegou a recriar uma cena de Harold Lloyd, onde ele aparece pendurado no ponteiro de um relógio de torre, caindo três andares abaixo. Foi nessa época que Jackie começou a fazer suas cenas perigosas mais espetaculares e para cativar o público, Jackie não usou dublês, o que acabou virando sua marca registrada. Em 1983 Jackie apareceu na comédia de Sammo "Perdedores e Vencedores" (Winners and Sinners). Jackie, Sammo e Yuen Biao viraram grandes amigos na Escola da Ópera de Pequim e criaram sua fama juntos em Hong Kong. Jackie considera Sammo como seu "Irmão mais velho" e Biao como "Irmão menor". Em 1987 depois da filmagem de "Dragões Para Sempre" (Dragons Forever) o grupo começou a se separar e nunca mais apareceram em um filme juntos desde então. Em 1996, entretanto, Jackie e Sammo se reuniram para fazer "Mr. Nice Guy - Bom de Briga" (Mr. Nice Guy). Em 1985, Jackie tentou ingressar novamente no mercado americano com "A Fúria do Protetor" (The Protector). O diretor tentou fazer com que Jackie fizesse o estilo Clint Eastwood, e o filme não só perdeu o fator cômico, como também as habilidades de artes marciais.

Desiludido com o estilo americano de filmagem, Jackie voltou à Hong Kong e dirigiu e atuou em "Police Story - A Guerra das Drogas" (Police Story). Este foi um grande sucesso, e o filme mostrou a cena mais perigosa que qualquer dublê já tinha feito até aquele tempo, tendo também boas lutas. Jackie iria fazer mais 3 sequências. Depois disto, foi um sucesso após o outro, incluindo, "A Armadura de Deus" (Armour of God), "Projeto China 2 - A Vingança" (Project A 2), "Dragões Para Sempre" (Dragons Forever), "Police Story 2 - Codinome Radical" (Police Story 2), "Chefão por Acaso" (Miracles). Todos esses filmes mostram rapidez, lutas perfeitas e cenas muito perigosas.

Durante a filmagem de "A Armadura de Deus" (Armour of God) Jackie caiu de uma árvore alta, de cabeça em uma pedra, o que resultou numa fratura crâniana e um medo que ele carrega até hoje. Muitos sucessos firmaram a posição de Jackie como "super-star" em Hong Kong. Nos anos 80, Jackie montou sua própria companhia, "Golden Way". Jackie continuou à fazer sucesso nos anos 90, competindo com filmes da América e de Hong Kong. Os filme de Jackie tomaram direções diferentes, com atuações de Michelle Khan (Yeoh) no "Police Story 3 - Supercop" (Police Story 3 - Supercop) em 1992 e virando um pouco mais dramático em "Crime Story" de 1993, baseado em uma história verídica de um detetive de Hong Kong. Em 1994 ele estrelou em "Mestre Invencível" (Drunken Master 2). A luta final demorou meses para ser filmada e o resultado foi espetacular. O filme bateu novamente a bilheteria de Hong Kong, e revigorou a carreira de Jackie. Aproveitando a chance, a companhia New Line Cinema comprou os direitos autorais de Jackie para o próximo filme dele na América. Entitulado "Arrebentando em Nova Iorque" (Rumble in the Bronx) o filme estreiou em Fevereiro de 1996. Com uma tenra campanha de publicidade feita pela New Line, o filme estreiou com excelente crítica e foi o primeiro lugar de bilheteria dos E.U.A.

O filme surtiu com um incrível impacto mostrando finalmente para o público americano um filme de artes marciais de uma maneira que eles nunca haviam visto. Jackie ganhou uma legião de fãs. Finalmente Jackie estourou no mercado cinematográfico americano, feito q aumentou ainda mais com o sucesso surpreendente dos filmes A Hora do Rush (Rush Hour) em 1999, Bater ou Correr (Shanghai Noon) em 2000 e A Hora do Rush 2 (Rush Hour 2) em 2001, fazendo dupla ou com Chris Tucker ou Owen Wilson nesses filmes.

Entre 2002 à 2004, Jackie colecionou alguns fracassos como O Terno de 2 Bilhões de Dólares (The Tuxedo), O Medalhão (The Medallion ou The Highbinders), Bater ou Correr em Londres (Shanghai Knights) e A Volta ao Mundo em 80 Dias (Around the World in 80 Days), além de particpar de algumas pontas em produções de Hong Kong de sua próprio produção sem muito alarde, até voltar a fazer sucesso novamente com a nova continuação de Police Story chamada de New Police Story, ainda inédito no Brasil.Sua última produção lançada nos Estados Unidos foi A Hora do Rush 3 (Rush Hour 3) de 2007.

Fonte: http://www.jcbr.hpg.ig.com.br/ & http://www.imdb.com/

Rafael Medeiros Vieira
posted by Revista Nerd @ 20:55  
1 Comments:
  • At 14 de outubro de 2008 às 17:38, Blogger Unknown said…

    é muito boa essa biografia do Chan mas tem um erro nela ....
    vcs disseram que New Police Story não foi lançado no Brasil sendo que foi lançado a cerca de 1 ano ou 2 aqui ^^
    e tem outro filme do Chan que veio logo depois de Rush hour 3 que foi Tres ladroes e um bebe (Roob b"hood)

     
Postar um comentário
<< Home
 
Seções
Colunas
Artigos Anteriores
Arquivo
Colaboradores
    Sasquash Cavalera
    Cristiano Ludvig
    Phillip Gruneich
    Fernando Fonseca
    João Paulo Rodrigues da Silva
    Paulo Henrique Marinho
    Gustavo Grandino Gobbi
    Viníccius Boaventura
    Nicolas Trevizan
    Pony
Contato
revistanerd@gmail.com
Powered by

Free Blogger Templates

BLOGGER